Facilitando aquisição de software através da flexibilidade dos licenciamentos da SolarWinds

Não basta ser eficiente, a facilidade de compra e uso também é requisito importante no processo de adoção de softwares. A flexibilidade do licenciamento transforma o processo de aquisição de aplicações viável e adaptável a qualquer cenário e necessidade das empresas.

Com o objetivo de ampliar condições para que mais usuários tenham acesso aos melhores softwares, a SolarWinds lançou um modelo adicional de compras, liberando aquisições através de assinaturas. Além de licenciamento perpétuo, agora a opção de licença com base em assinatura, chega para facilitar a vida de muitos usuários.

Licenciamento Perpétuo

A aquisição de uma licença perpétua para um software SolarWinds, já possibilita ao cliente um uso completo das funcionalidades da aplicação e inclui suporte 24/7 da SolarWinds e atualizações durante todo o ano. Após o primeiro ano, o cliente deve realizar a renovação do contrato pagando uma taxa anual de aproximadamente 20% do valor investido no primeiro.

A aquisição é feita por meio de investimento de capital (CapEx). Nesse contexto, é indicado um estudo anterior de vantagens e desvantagens do uso de CapEx, assim o cliente pode escolher com base no padrão de sua organização financeira, enquanto também atende às necessidades da sua empresa.

A licença adquirida através de uma assinatura com base em serviços, é modelo de compra bastante popular no mercado de softwares. O contrato de uso pode ser de um, três ou cinco anos, podendo ser renovado ao fim do período.  Nesse sentido, o cliente tem mais opções de tempo de contrato e modelos de parceria. Durante a assinatura também é liberado suporte e atualização da versão 24/7 da SolarWinds.

Licenciamento por Assinatura

O custo da assinatura é muito menor que o custo inicial de uma licença perpétua; no entanto, ao término do prazo, você não tem mais os direitos de uso do software e ele interromperá a coleta de dados. As licenças de assinatura são normalmente adquiridas usando despesas operacionais (OpEx), em oposição ao CapEx usado para licenças perpétuas. Para organizações com CapEx limitado, uma licença de assinatura pode fornecer a flexibilidade necessária.

Para esse modelo de licenciamento é importante estudar condições contábeis e fiscais, entendendo o contexto financeiro da sua empresa.

A SolarWinds já oferece um case amplo de suas soluções para compra através de assinaturas como a tabela abaixo:

NetworkSystemsDatabaseSecurityIT ServiceApplications
Network Performance Monitor (NPM)Server & Application Monitor (SAM)Database Performance Analyzer (DPA)Access Right Manager (ARM)Service Desks (SaaS)Server & Application Monitor (SAM)
NetFlow Traffic Analyzer (NTA)Virtualization Manager (VMAM)Database Performance Monitor (DPM) (SaaS)Security Event Manager (SEM)Web Help DeskAppOptics (SaaS)
Network Configuration Manager (NCM)Log Analyzer (LA)Log Analyzer (LA)Log Analyzer (LA)
IP Address Manager (IPAM)Storage Resource Monitor (SRM)Patch ManagerLoggly (SaaS)
User Device Tracker (UDT)Server Configuration Monitor (SCM)Server Configuration Monitor (SCM)Pingdom (SaaS)
VoIP & Network Quality Manager (VNQM)Web Performance Monitor (WPM)Papertrail (SaaS)
Network Automation Manager (NAM)Web Performance Monitor (WPM)

Para saber mais ou receber uma cotação baseada em assinatura entre em contato com o time comercial da Aeon através do email comercial@aeoninformatica.com.br.